sábado, 23 de maio de 2009

Os antidepressivos

Estudos baseados nos autores; Figueiredo (Psicofarmologia 2º edição), Silva (Aconselhamento cristão/século XXI), Marot (Psiquiatra; site: psicosite.com), Jacintho e Limongi, (Psicóloga e Neurologista do portalsaude.org). Afirmam que o uso dos medicamentos antidepressivos juntamente com a psicoterapia ajuda no tratamento dos pacientes portadores de depressão.
Segundo a Organização Mundial da saúde a depressão é um fenômeno que cresce a cada dia, levando um grande número de pacientes a procurarem apoio psicoterápico. Assim, esta tristeza deve ser eliminada e para isto há um arsenal de medicamentos e terapias para combater "este mal do século". Atribuí-se a ela, um conjunto de alterações comportamentais, emocionais e de pensamento, com distúrbio do humor.
Sabemos que não é da especificidade do profissional de psicologia, prescrever medicamentos, mas esse pode e deve vale-se do trabalho interdisciplinar com um psiquiatra, visando a potencialização do tratamento terapêutico no combate a depressão.
Esses medicamentos devem ser empregados quando os pacientes põem em risco sua vida, ou seja, possui alta chance de cometer suicídio. Na literatura consultada verificou-se que as maiorias dos autores indicam a prática medicamentosa associada à psicoterapia, obtendo, com isso, uma intervenção mais efetiva e prevenindo as recaídas.
Não podemos rotular estes medicamentos com uma pílula milagrosa ou entender que o tratamento da depressão se limita à prescrição de um medicamento. Pois, os Antidepressivos não mudam a forma do pensamento, o sentimento, o relacionamento ou o comportamento dos pacientes, assim, sendo fundamental a intervenção do psicólogo com a aplicação das técnicas de psicoterapia.
Se em determinado paciente for essencial o uso da medicação, será indispensável no tratamento a compreensão, a explicação, a motivação e o apoio psicoterapêutico individual e familiar. Mais do que nas outras doenças, a relação terapêutica é fundamental, deve ser estabelecido o vinculo entre o profissional e paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário