terça-feira, 28 de abril de 2009

Nós que aqui estamos por vós esperamos

O documentário Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos, mostra acontecimentos que marcaram o século XX. Não tem narração, depoimentos dos personagens envolvidos, nem dados estatísticos. Apresenta uma musica de fundo, às vezes ruídos e outros momentos silêncio. Traz recortes biográficos reais de pequenos e grandes personagens que viveram no século XX.
Nós que aqui estamos por vós esperamos, discute a banalização da morte e da vida. O diretor do filme, Marcelo Masagão, tenta ligar os fatos históricos ás tendências comportamentais de cada pessoa. Aborda o processo de modernização industrial, bem como a alienação sofrida pelos trabalhadores.
A mudança nas formas de comunicação, depois do surgimento do telefone, da energia elétrica, do radio. A produção em série de utensílios domésticos e carros, leva-nos a pensar na inteligência do homem criando ferramentas, mas por outro lado as ferramentas recriam o homem.
A queda do muro de Berlim, a revolução cultural dos anos 70, sob os pés de mão Tse-túng, a extração do ouro em Serra Pelada no Brasil, são fatos relembrados.
Em 1929, a quebra da bolsa de nova Iorque, o desemprego, a fome, o desespero, etc.. A dissipação de famílias e sonhos na cidade de Hiroshima e Nagasaki destruídas pelas bombas atômicas.
Retrata rostos de intelectuais, cientistas, escritores que tiveram seus livros queimados por soldados nazistas. Rostos de chefes de Estado que causaram a morte de milhões de pessoas, motivados pelo que o autor chama de paranóia.
Exibe a solidão da guerra, traumas, desespero, protesto como o jovem chinês que enfrentou uma coluna de tanques na Praça da Paz celestial.
O documentário demonstra a evolução da independência feminina ao longo do século. Mulheres em passeatas fazendo protesto entrando no mercado de trabalho e defendendo o controle de natalidade. Conquistando atitudes antes privada do sexo masculino como: fumo, dança, uso de bebida e livrando-se dos afazeres domésticos.
A nudez aparece nas artes, à igualdade entre os sexos. Todas as religiões são mostradas como forma de buscar a Deus. Mostra uma criança em algum lugar a espera de Deus, abandonada, indefesa, e assim viva é uma cena impactante.
Assim, mostra que vivemos a espera de algo “tornamo-nos uma maquina de espera. No momento esperamos comida. Depois será a correspondência e a qualquer momento uma bomba inimiga, que poderia acabar com a nossa tediosa espera”.
Exibido em preto e branco e no final um cemitério é filmado em cores e no portal a frase: “ Nós que aqui estamos por vós esperamos”.
Relata a finitude do homem. O século XX foi marcado por muitas guerras, mas também por evoluções, descobertas, crenças, ambições e sonhos. O século se foi, ficaram apenas as pequenas histórias.
Aqueles que aparecem no filme foram importantes, poderosos, outros pequenos, sem importância, mas todos tiveram sua historia e hoje estão mortos esperando por nós que seguimos o mesmo caminho da finitude.
O documentário leva-nos a valorizar a valorizar a vida humana entender a sua fragilidade ao mesmo tempo muitas vezes esquecida pelos poderosos.
“Nunca dominamos completamente a natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta natureza, permanece sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação”. Freud.

13 comentários:

  1. Onde posso achar esse documentariO ?

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA INICIATIVA DA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. olá Caio.você pode encontrar este documentario por partes no youtube!

    ResponderExcluir
  4. Achei interressante esse documentario, gostaria de saber aonde posso acha-lo para ter mais conhecimentos .
    Esse tipo de comentário e importante em nosso cotidiano ,por que demonstra nossa historia antepassada e toda luta e batalha que passamos para almejarmos o direto da democratização e a liberdade de expressão e de igualdade social qe temos hoje em dia ,que mesmo assim nós passa insegurança...
    Parabéns pelo comentário .

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acho que os fatores econômicos, sociais e religiosos sempre influenciarão o comportamento do ser humano.

    Gostei da iniciativa. Parabéns!

    Ailton Barros

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto bastante interessante!

    Paula Mendes.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!

    Realmentes somos seres que infelizmente vivemos a esperar: um dia melhor, coisas aconter, coisas a começar, coisas terminar e enfim esperar.

    ResponderExcluir
  9. Valorização dos seres humanos é o que precisamos em dias como esses em que passamos, quando o homem aprender a valorizar o outro ser humano teremos dias melhores.

    ResponderExcluir
  10. bom bia primeiro parabens pelo texto q esta maravilhoso...
    pelo q eu pude entender um pouquinho este doc/ relata a luta cotidiana das pessoas q lutaram ou lutam por um vida social e economica mas igual sem tantos "buracos", creio q a ideia do autor é de mostrar q a luta de nós com nos mesmo nunca acaba...

    ResponderExcluir
  11. olá pessoal estou grata pelos comentarios,e fico feliz em saber que vcs gostaram da resenha . beijos!Sabrina

    ResponderExcluir