quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fúria de Titãs


Fúria de Titãs
Filme dirigido por: Desmond Davis
Elenco principal: Harry Hamlin (Perseu), Laurence Oliver (Zeus) e Judi Bowker (Andrômeda)


A fúria de titãs relata a historia de Perseu e sua mãe Danae, filha de Acrísio rei de Argos, que no momento quando soube da gravidez da filha a trancou numa urna lançando-a no mar. Zeus o pai de Perseu foi informado por Poseindon, o deus dos mares, o que ocorreu tomado do sentimento de raiva. Zeus mandou que Poseindon destruísse Arcos inclusive o Rei Acrísio, que soltasse o vento, agitasse o mar e soltasse o ultimo dos titãs, mas que protegesse Perseu e sua mãe, que ficam salvos na ilha de Serifa, na qual Perseu vive até ficar adulto.
A deusa do mar pede perdão para seu filho Cálibos, que cometia atrocidades em função de seu egoísmo, mas Zeus não dá, condenando-o a viver no pântano. A deusa fica irada com essa situação e jura que se seu filho não podia casar-se com Andrômeda, ninguém mais faria. Assim, a historia é desenvolvida mostrando o ciúme de Zera por Perseu, já que este era filho de Zeus, assim contando com sua proteção, enquanto que seu filho Cálibos estava sendo castigado.
Os deuses eram detentores de poderes incríveis, como o de voar, dominar as forças da natureza e possuir o dom da imortalidade. Eram semelhantes aos humanos em seus sentimentos, sendo acometidos de raiva, ciúme, tristeza, amor, desejo e alegria. Também se relacionava com os mortais e por eles se apaixonavam, gerando filhos, surgindo desses relacionamentos os semideuses. A fúria de titãs retrata os deuses se comportando a semelhança dos humanos em suas ambições e beligerância.
O filme continua com Zera vingando-se de Perseu, ela o envia pra um lugar distante. Onde encontra o poeta Amon que lhe dá uma capa, Perseu encontra uma espada, capacete e um escudo. Um reflexo de um rosto de dentro do escudo fala que estas armas são presentes dos deuses e que o capacete faria o ficar invisível.
A Fúria de titãs, representa o período cosmológico predominando a explicação mitológica do universo em que o cosmo estava sujeito a vontade caprichosa dos deuses. Não havia dogmas e os deuses possuíam tanto virtudes quanto defeitos, o que os assemelhava aos mortais no aspecto de personalidade. Através desse saber mitológico se explicava para a época e para aquele momento histórico as principais questões da existência humana, da natureza e da sociedade. Por outro lado não havia nesta época explicações cientificas para muitos fenômenos da natureza ou para acontecimentos históricos, como, armas com super poderes, cavalos com asas, corujas que falam entre outros.
Perseu usa o capacete, fica invisível e aparece na Etiópia e lá sabe da historia de Andrômeda e com o poder de tornar-se invisível. Sobe a torre onde ela esta adormecida. Fica apaixonado por sua beleza e toma a decisão de salvá-la. Na volta pergunta ao poeta como ir ao pântano. Só há uma chance que era na noite de lua cheia quando o cavalo alado, Pegasus, vinha beber água. Perseu laça o cavalo e vai até o pântano e presencia a escravidão de Andrômeda implorando a Cálibos para deixá-la livre e tirar a maldição do enigma. Ele não concorda. Depois que a ave leva Andrômeda, Cálibos vai lutar com Perseu.
Quando a rainha, mãe de Andrômeda, aparece desafiando os homens para libertar sua filha e casar com ela, Perseu aparece e decifra o enigma que estava na mão e nos anéis de Cálibos, a rainha com uma fita laça aquela união, mas nas suas palavras fere a deusa da terra e esta declara uma maldição sobre Andrômeda que em trinta dias deverá ser entregue para o monstro marinho.
Zeus ordena que Atena mande a coruja que representa Hermes para ajudar Perseu, a encontrar a Medusa, pois só o seu sangue poderá matar o ultimo dos titãs e salvar Andrômeda. A coruja chega onde eles estão e leva Perseu e os guerreiros até a caverna. Chegando lá encontraram as três velhas cegas e que compartilham o mesmo olho mágico. Com a ajuda da coruja tomou-lhe o olho mágico e Perseu recusa a devolvê-lo se elas não ensinarem como chegar até a Medusa. Elas ensinam, mas avisam do perigo de ser transformado em pedra.
Os gregos eram politeístas, consequentemente acreditavam em varias crenças, cultos e praticas religiosa. E essa crença em vários deuses e revelada no filme. Além dos oráculos, eles acreditavam em presságios, isto é, sinais significativos que eram interpretados como avisos dos deuses. O exemplo do vôo das aves que em certas ocasiões eram identificados como bons e maus. Como a inserção da coruja para ajudar Perseu.
Perseu seguiu com seus companheiros, atravessou o rio e avisa que não olhem o rosto da medusa. Usem o reflexo do escudo para proteção. Chegam ao santuário de medusa e Perseu passa a mão numa estatua e ela cai aparecendo um monstro de duas cabeças e cobras. Seus guerreiros lutam. Perseu vence a cobra e defende seus companheiros. Perseu se senta de cansado e lembra-se das palavras do escudo, ele salvara sua vida.
Tira a espada e protegido pelo escudo, corta a cabeça de medusa e coloca no alforje. Perseu dorme. Cálibos vem fere o alforje e o sangue escorre virando escorpiões gigantes. Perseu os venceu, mas seus guerreiros morreram. Luta com Cálibos e este morre com a espada enfiada na sua barriga.
Nisto Andrômeda está sendo conduzida para o sacrifício acompanhada de sua mãe. É colocada acorrentada a mercê do monstro marinho. Perseu chega montado no cavalo alado mais cai no rio e deixa cair o alforje com a cabeça de medusa. A coruja pega e dá para ele. Perseu tira a cabeça da medusa de alforje e aponta para o monstro marinho que morre. Perseu atira para bem longe a cabeça da medusa e vai tirar as correntes de sua amada. Todos ficam felizes. Zeus proíbe qualquer vingança contar Perseu. Deseja que eles se casem e sejam felizes, tenham filhos, fiquem entre as estrelas e constelações. Enquanto o homem caminhar sobre a terra e olhar para o céu vão lembrar-se de Perseu para sempre. Mesmo que nós os deuses sejamos esquecidos, as estrelas brilharão para sempre.
Todas as cerimônias públicas, mesmo de cunho político, eram iniciadas por práticas religiosas, o que revela a importância da religião entre os gregos antigos. Mas essa religião foi superada pela Filosofia. Os gregos acreditavam que a sabedoria plena pertencia aos deuses, mas os homens poderiam desejá-la e amá-la, tornando-se filósofos.
Foram entre os filósofos gregos a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia. O termo psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e logos, a razão. Etimologicamente, psicologia significa "estudo da alma".
Os filósofos da época buscavam o conhecimento do principio material da natureza, no fogo, na água, no ar, na terra, nos números etc. A consciência mitológica justificava as estruturas sociais, as relações de trabalho, parentesco e política.
Anterior ao advento da psicologia cientifica os gregos já haviam formulado duas "teorias": a platônica (Platão 427-347 a. C.) que acreditava na imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, e a aristotélica (Aristóteles 384-322 a.C.) que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.
Os gregos contribuíram para a psicologia no ocidente desde o período anterior a era cristã. A historia de sua construção está presente, em cada momento histórico, nas exigências de conhecimento da humanidade, nos desafios apresentados pela realidade econômica e social, e a necessidade do homem de compreender e explicar a si mesmo.

3 comentários:

  1. Esse filme é mtO bOm.. histórias da Grecia antiga que mexem com o pisicologicO do homem!

    ResponderExcluir
  2. O cavalo de Perseu comporta-se como bastante como um outro animal. Qual é esse animal?

    ResponderExcluir